sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mulher e Universidade



Entendendo a importância do debate sobre a inserção da mulher na universidade no mundo do trabalho, buscamos debater e entender o papel que a mulher cumpre hoje nos meios universitários e no mercado de trabalho. Sabemos que vivemos uma época onde a dupla jornada de trabalho da mulher é amplamente denunciada em todas as mídias e todos os espaços de discussão de gênero e divisão sexual do trabalho, trazendo à tona a grande polêmica sobre a função do trabalho como potencializador da emancipação feminina. Até que ponto a emancipação econômica da mulher significa sua "libertação"? Até que ponto as relações sociais de gênero têm se alterado estruturalmente? Será que hoje, a mulher têm seus direitos mais respeitados do que seus deveres cobrados?! Tantas perguntas! E o que vemos hoje nos movimentos feministas, dos mais variados gostos, de um modo geral, é uma grande confusão teórica e de prática que acaba por fazer o debate girar, girar, girar e voltar para o mesmo lugar. E assim, nossa luta acaba por fragmentar-se e perder-se em meros remendos superficiais.

São apenas algumas questões à seres discutidas e "levadas a roda" para o fortalecimento de nosso debate que deve ser constante, na perspectiva de encontrar saídas para a superação do machismo e da sociedade que o legitima.



Aqui embaixo, seguem dois artigos sobre o tema para potencializar o debate e a nossa atuação enquanto seres humanos dispostos a transformar a sociedade!

Feminismo e gênero na universidade: trajetórias e tensões da militância

A MULHER NO TRABALHO, NA FAMÍLIA E NA UNIVERSIDADE

Um comentário: